slogan


Ações afirmativas e Questão Racial no Brasil

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ANTROPOLOGIA DO CONSUMO


Discutir o consumo a partir de uma perspectiva antropológica é o objetivo do minicurso "Antropologia do Consumo", que será ministrado pela Profa. Dra. Valéria S. de Assis. 

Veja abaixo uma breve descrição do conteúdo que será abordado:

Esse mini-curso pretende explorar algumas possibilidades de estudo no campo da antropologia do consumo. A abordagem antropológica do consumo discute e relativiza o viés utilitário e econômico do consumo, levando o foco para as práticas dos atores sociais e seus significados culturais subjacentes. Assim o fenômeno do consumo será analisado apoiando-se especialmente em Mauss (2003), Sahlins (2003), Douglas e Isherwood (2004), Appadurai (2008), Godelier (2002) e Miller (2002). Apresentando desdobramentos como consumo e consumismo, cultura material e agência, consumo e globalização, consumo consciente e emancipatório, consumo e sociabilidade, o mini-curso também terá como objetivo apresentar as principais abordagens metodológicas para estudos antropológicos do consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário